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As vantagens dos agentes de carga digitais

raphael.massagardi
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O que faz um agente de carga digital?

O agente de carga é o profissional especializado no tratamento de documentos e na parte física das cargas internacionais de clientes. Presta serviços logísticos de forma customizada, desenvolvendo soluções que atendam às reais necessidades dos clientes em qualquer modal de transporte. Assim, este parceiro operacional escolhe o melhor meio de transporte, pela rota mais adequada, com a opção de frete mais eficaz.

Para isso, conta sempre com sua ampla rede de fornecedores que prestam o melhor atendimento em relação a tempo/custo logístico. Além disso, o transitário garante a movimentação e entrega das mercadorias dos clientes nos prazos, condições e períodos estabelecidos. Isso porque, entre muitas outras funções, é responsável pelos processos e agenciamento da disponibilização de transporte, contratação de serviços logísticos, coleta e embarque de mercadorias.

Como os agentes de carga digitais estão mudando o jogo

Agente e carga digital

Existem várias áreas em que os agentes digitais tendem a superar suas contrapartes estabelecidas, incluindo:

Experiências aprimoradas do cliente

Os agentes de carga digital estão preparados para fornecer experiências de cliente significativamente melhores em comparação com suas contrapartes tradicionais. Ao permitir que os clientes acessem rapidamente as principais informações sob demanda e facilitar a conexão dos clientes com os agentes de atendimento ao cliente, os agentes digitais de carga podem se destacar da multidão.

Respostas mais rápidas aos pedidos de informação

Ninguém gosta de esperar por respostas. As plataformas digitais facilitam respostas rápidas a solicitações de informações, reduzindo a frustração do cliente. Onde as empresas tradicionais podem levar dias para responder quando as solicitações são feitas, as organizações digitais estão equipadas para responder à maioria das consultas em poucos minutos – ou até mais rápido.

Melhor capacidade de reagir à mudança

Se há uma coisa que os últimos dois anos deixaram bem claro, é que a mudança é constante no agenciamento de cargas. E mesmo que alguns processos voltem ao normal, as interrupções não vão simplesmente desaparecer – e o mercado não vai parar de evoluir. Os despachantes de carga digital estão mais bem equipados para lidar com essa mudança, mudam quando necessário e experimentam o mínimo de interrupção nas operações em escala.

Capacidade de escalar sob demanda

Falando em escala, as soluções digitais possibilitam que os despachantes aumentem ou diminuam funções-chave sob demanda. Por exemplo, as empresas podem adicionar rapidamente novas fontes de dados para informações de cotação ou integrar operadoras adicionais em sua lista atual para fornecer mais opções aos clientes.

Onde os despachantes “tradicionais” mantêm uma vantagem competitiva

Apesar da mudança contínua para o digital, os despachantes tradicionais ainda mantêm uma vantagem competitiva em alguns aspectos das operações comerciais, como:

Relações de parceria estabelecidas

Os despachantes de carga tradicionais geralmente estabelecem relações com outras empresas tradicionais para fornecer transporte terrestre, marítimo e aéreo, bem como suporte logístico. Essas parcerias podem ajudar as empresas a cultivar uma reputação de confiabilidade no setor, o que pode, por sua vez, ajudá-las a manter os clientes atuais e atrair novos clientes.

Operações Locais

As empresas tradicionais costumam ter funcionários locais em vários escritórios satélites em todo o mundo. Isso permite que eles entendam as normas culturais existentes e se preparem para possíveis mudanças nas regulamentações governamentais, tributação ou procedimentos de auditoria. Funcionários experientes no local também podem ajudar as empresas a encontrar e recrutar novos funcionários com vínculos locais para ajudar a simplificar os processos de encaminhamento.

Experiência profunda na indústria

Alguns provedores tradicionais estão no setor há décadas, permitindo que eles capturem e unam grandes quantidades de experiência no setor, o que pode ajudá-los a se manterem competitivos.

Serviço personalizado

Quem não gosta de um serviço atencioso “onde todos sabem o seu nome”. Há algo a ser dito sobre uma abordagem pessoal e amigável. As empresas mais estabelecidas geralmente priorizam o atendimento pessoal que é adaptado às necessidades do cliente e pode ser personalizado para atender às crescentes demandas do cliente. É um nível de experiência do cliente que simplesmente não pode ser replicado com ferramentas: Mesmo com a evolução da tecnologia, sempre continuará havendo um local para atendimento profissional.

Como será o futuro do agenciamento de cargas?

O mais recente acontecimento global da crise sanitária decorrente da pandemia de Covid-19 tem levado a um aumento atípico no uso de novas tecnologias. Ele migrou do modelo tradicional de operações internacionais para processos digitalizados.

Como consequência, as empresas de transporte de carga tiveram que se aprimorar para acompanhar o avanço tecnológico e melhorar o atendimento ao cliente. Principalmente porque buscavam soluções que executassem as demandas com mais eficiência e agilidade.

O futuro do agenciamento de cargas é empolgante, pois existem várias técnicas inovadoras para transformar o desenvolvimento de processos internacionais.

Como os efeitos da digitalização são de longo alcance, conectando as informações disponíveis à medida que as mercadorias são transportadas.

Com o uso da tecnologia digital, as empresas rastreiam suas remessas por GPS ou sistemas telemáticos. Como resultado, prazos de entrega curtos e custos baixos, bem como a automatização das tarefas envolvidas no frete e na logística internacional.

Como se não bastasse, a digitalização torna o setor mais transparente e melhora o atendimento ao cliente, além de permitir que as empresas explorem novos mercados, expandindo suas operações e aumentando seus lucros.

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